Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado 56

O Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos próximos dias 29 e 30 de outubro, em Lisboa, em formato online, o curso “Abordagem ao Idoso Institucionalizado”. Esta ação formativa destina-se a internos ou especialistas em Medicina Interna, médicos de outras especialidades e internos de Formação Geral e enfermeiros.

Um dos principais objetivos deste curso passa por reconhecer a importância de uma abordagem dirigida, individualizada, sistemática do idoso institucionalizado.

Segundo Pedro Madeira Marques, Interno de Medicina Interna e um dos moderadores responsáveis pela formação, este é “um dos poucos cursos dirigidos à abordagem dos doentes idosos institucionalizados em Portugal” fornecendo “ferramentas diferenciadas, aos profissionais de saúde que trabalhem nestas instituições, focando os problemas específicos e únicos desta faixa etária”.

Fisiologia, síndromes geriátricas e sua gestão, a nutrição e a hidratação do doente institucionalizado, a reabilitação motora, os cuidados paliativos e os cuidados em fim-de-vida, a comunicação com o doente idoso com alterações da cognição e sensoriais são algumas das temáticas que vão ser abordadas ao longo dos dois dias de curso, o qual terá ainda como moderador o médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, primeiro professor e regente de Geriatria naquela Faculdade, João Gorjão Clara.

Com um total de 14 horas, o curso será composto pelos seguintes módulos:
– Alterações fisiológicas do doente idoso e avaliação Geriátrica Global;
– Síndromes Geriátricas;
– Nutrição no doente Idoso;
– Reabilitação motora no doente idoso no ambulatório;
– Cuidados Paliativos no Doente Idoso;
– Particularidades de Enfermagem no Idoso Frágil e Procedimentos de enfermagem;

As inscrições estão abertas no site da SPMI: https://www.spmi.pt/curso-de-abordagem-ao-idoso-institucionalizado/

Envie este conteúdo a outra pessoa