Crioestaminal inaugura unidade de produção de medicamentos de terapia celular 185

A Crioestaminal, primeiro banco no serviço de criopreservação de células estaminais em Portugal, no próximo dia 19 de junho, pelas 16h, inaugura a sua nova unidade de produção de medicamentos de terapia celular, situada no Biocant Park, em Cantanhede. A inauguração contará com a presença da Ex.ª Senhora Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa.

Esta nova infraestrutura, com uma área de 150 metros quadrados e que representa um investimento de 1 milhão de euros, permitirá a produção de medicamentos para ensaios clínicos e terapias experimentais em diversas áreas da Medicina, e abre a possibilidade de integrar consórcios internacionais na área das terapias celulares. O investimento neste projeto já permitiu o desenvolvimento de um medicamento experimental à base de células estaminais para tratar doentes com COVID-19 em situação mais grave.

Esta nova unidade de produção permitirá numa primeira fase a produção de medicamentos experimentais para doenças como AVC, Doenças Autoimunes e COVID-19 e pretende tornar-se uma referência na Europa. Esta aposta surge na sequência de projetos anteriormente desenvolvidos em parceria com universidades portuguesas, dos quais já resultaram quatro patentes para novas aplicações – na área do cancro, cardiovascular ou pé diabético.

Nota: A cerimónia de inauguração cumpre todas as recomendações e medidas de prevenção da COVID-19.

Envie este conteúdo a outra pessoa