Covid-19: OMS mantém pandemia como emergência de saúde pública internacional 201

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta quarta-feira que decidiu manter a pandemia de covid-19 como emergência de saúde pública de preocupação internacional.

“O Comité de Emergência da covid-19 concluiu que o vírus permanece como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, adiantou o diretor-geral da OMS em conferência de imprensa, em Genebra, citado pela Lusa. Tedros Adhanom Ghebreyesus manifestou-se “preocupado” com a recente subida do número de casos de infeção, que estão a colocar sob pressão os sistemas de saúde e os profissionais desta área.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, o Comité de Emergência da OMS para a pandemia salientou que as subvariantes BA.4 e BA.5 da variante Ómicron “continuam a ser responsáveis por ondas de casos, hospitalizações e mortes em todo o mundo”. A “vigilância foi “reduzida significativamente” em muitos países, incluindo a testagem e sequenciação do coronavírus que provoca a covid-19, fazendo com que “seja cada vez mais difícil apurar o impacto das variantes na transmissão e a efetividade das contramedidas”, alertou.

“Novas ondas do vírus estão a demonstrar covid-19 não está perto do fim”, sublinhou o diretor-geral da OMS, ao apelar aos governos para que se foquem em atingir o objetivo de ter 70% da população mundial imunizada contra o SARS-CoV-2. Segundo os dados da organização, os casos de covid-19 reportados à OMS aumentaram 30% nas últimas duas semanas, em grande parte impulsionados pelas linhagens BA.4 e BA.5, mas também devido ao levantamento de medidas de saúde pública que tinham sido adotadas para conter a sua transmissão.

De acordo com a OMS, o Comité de Emergência concordou unanimemente que a pandemia ainda cumpre os critérios de um acontecimento extraordinário que continua a afetar negativamente a saúde da população mundial e que a disseminação internacional das novas variantes pode apresentar um impacto maior na saúde.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa