Lisboa recebe conferência internacional sobre acesso a medicamentos 0 168

Nos dias dia 29 e 30 de novembro, Lisboa recebe uma conferência internacional subordinada ao tema “Medicines – Facing the Challenges: Equity, Sustainability and Access“. Organizado pelo INFARMED e com a colaboração da Organização Mundial da Saúde – europa, o evento insere-se nas celebrações do 25.º aniversário da Autoridade Nacional do Medicamento.

Tendo em vista o contínuo acesso a medicamentos, esta conferência pretende partilhar experiências entre parceiros e países sobre novas formas de colaboração.

A procura de soluções para o equilíbrio entre o acesso aos medicamentos inovadores, a segurança do tratamento e a estabilidade financeira serão os temas de discussão da conferência internacional que junta em Lisboa representantes da WHO, da Comissão Europeia e Programas Associados, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), da OCDE e especialistas de diferentes países europeus.

O acesso a medicamentos é um pilar central da cobertura universal de saúde e um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

No entanto, destaca um comunicado, «grandes lacunas no acesso a medicamentos essenciais permanecem em países em vias de desenvolvimento e mesmo os países desenvolvidos encontram crescentes desafios em garantir, de forma sustentável, o acesso a medicamentos inovadores para doenças como cancro, hepatite C e doenças raras».

Para melhorar o acesso e aumentar a introdução de novos medicamentos no mercado, «os governos de vários países estão ativamente empenhados num objetivo de colaboração, nomeadamente através de partilha de informação via Horizon Scanning, Avaliação de Tecnologias de Saúde, negociação de preços e aquisição conjunta», salienta ainda entidade organizadora do evento.

Mais informações disponíveis aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa