CE apresenta estratégia europeia em matéria de vacinas 195

A Comissão Europeia divulgou um comunicado a indicar que foi apresentada uma “estratégia europeia para acelerar o desenvolvimento, o fabrico e administração de vacinas contra a covid-19”.

“A estratégia adotada propõe uma abordagem conjunta da UE e assenta no mandato recebido dos ministros da Saúde da UE”, indicam.

De acordo com a nota divulgada, “uma vacina eficaz e segura contra o vírus é a nossa melhor aposta para encontrar uma solução definitiva para a pandemia. O tempo é um fator determinante. Cada mês ganho na procura dessa vacina salva vidas humanas, empregos e milhares de milhões de euros”.

Com esta estratégia, a “Comissão apoiará os esforços para acelerar o desenvolvimento e a disponibilidade de vacinas seguras e eficazes num prazo entre 12 e 18 meses e, se possível, num prazo ainda mais curto. A concretização desta iniciativa complexa exige a realização de ensaios clínicos em paralelo com o investimento na capacidade de produção de milhões, ou mesmo milhares de milhões, de doses de uma vacina eficaz. A Comissão está totalmente mobilizada para apoiar os esforços dos cientistas na investigação da vacina”, afirmam.

“Este é um momento importante para a ciência e a solidariedade. Nada é certo, mas estou convencida de que podemos mobilizar os recursos necessários para encontrar uma vacina para vencer este vírus para sempre. Temos de estar preparados para fabricar e administrar uma vacina deste tipo a nível europeu e mundial. Esta vacina será um avanço decisivo na luta contra o coronavírus, bem como um testemunho do que uma série de parceiros podem alcançar quando combinam a sua inteligência, a sua capacidade de investigação e os seus recursos. A União Europeia fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir o acesso de todos os povos do mundo a uma vacina, independentemente do sítio onde vivem”, explica a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Consulte a estratégia aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa