Carvalho Guerra condecorado pela Santa Sé 0 423

A Ordem dos Farmacêuticos noticia no seu portal, que Francisco Carvalho Guerra, o seu primeiro bastonário, foi condecorado pelo Papa Francisco, com a comenda da Ordem Equestre de São Gregório Magno.

Esta que é a mais alta insígnia atribuída pela Santa Sé, foi pedida pelo bispo do Porto, D. Manuel Lima, “em reconhecimento dos serviços à Igreja, feitos notáveis, apoio à Santa Sé e ao exemplo dado à sociedade”.

A cerimónia de condecoração decorreu no Paço Episcopal do Porto, durante a cerimónia de votos de Ano Novo.

Francisco José Amorim de Carvalho Guerra nasceu no lugar de Oliveira, em Braga, em 1932. Completou o Curso Profissional de Farmácia da Escola Superior de Farmácia da Universidade de Lisboa, a Licenciatura em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Doutoramento na Universidade do Porto. Realizou Estágios de especialização na Washington University e na Worcester Fondation for Experimental Biology.

Além de Professor da Universidade do Porto e da Universidade Católica, foi Vogal da Comissão Permanente de Investigação da NATO e foi o primeiro Presidente e co-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPC). Foi ainda Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, em cuja qualidade integrou a Câmara Corporativa.

O antigo bastonário foi Figura do Ano dos Prémios Almofariz em 2007.

Envie este conteúdo a outra pessoa