Carmen Peña eleita presidente da FIP 0 72

Carmen Peña eleita presidente da FIP

02 de setembro de 2014

Já é conhecido o nome do novo presidente da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) – Carmen Peña. Esta farmacêutica espanhola está ligada à FIP há mais 20 anos e desde 2008 que ocupava o cargo de vice-presidente da federação. Atualmente, Carmen Peña é também presidente do Conselho Geral Farmácia de Espanha, que representa mais de 65 mil farmacêuticos.

Após ter sido eleita, Carmen Peña revelou, segundo a FIP, estar preocupada com a educação na área farmacêutica. «A construção de uma força de trabalho farmacêutica que é competente, sustentável, responsável e respeitada pela sociedade e pelos nossos colegas de outras profissões de saúde vai tornar os sistemas de saúde dos nossos países mais eficientes, diminuindo a morbilidade, mortalidade e custos», disse.

Na opinião da nova presidente da FIP, os farmacêuticos devem assumir uma postura ativa na criação de políticas de saúde. Para Carmen Peña, a Federação Internacional Farmacêutica poderá assumir um papel importante nesse envolvimento político dos profissionais, fornecendo orientação e recursos para esse fim.

Carmen Penã é a primeira mulher e a primeira farmacêutica espanhola a ser eleita presidente da federação, em 102 anos de existência. Vai assumir funções no dia 5 de setembro.

O 74º Congresso Mundial da FIP teve início no dia 31 de agosto, em Banguecoque, na Tailândia, e decorre até ao dia 4 de setembro.

Envie este conteúdo a outra pessoa