Cada euro investido na Saúde tem retorno imediato para o PIB 0 122

Cada euro investido na Saúde tem retorno imediato para o PIB

27-Fev-2014

A Universidade Nova está a estudar o impacto do investimento em Saúde na Economia e concluiu que o dinheiro investido tem retorno imediato no PIB. Dados que vão ser apresentados hoje na conferência dedicada à Saúde promovida pela “TSF”.

O modelo estrutural divide o retorno económico em dois tipos de investimento e conclui que por cada euro investido em meios técnicos e recursos o retorno imediato para o PIB é de 44 cêntimos.

Por outro lado, o estudo, baseado em análise estatística analisa o investimento em medicamentos e chega à premissa que um euro equivale a um retorno para a economia de 56 cêntimos.

Conclusão imediata e preliminar: o impacto a curto prazo para a Economia é maior na área dos medicamentos. Com uma ressalva, os investigadores da Universidade Nova, tiveram por base os dados da despesa corrente entre 2000 e 2010, despesa que foi aplicada em cerca de 79% em meios técnicos e recursos e 21% em medicamentos em ambulatório.

Nesta análise macro do investimento sustentável em Saúde, os investigadores concluíram ainda que por cada milhão de euros investido a mais, se reduz o absentismo em cerca de 12 anos, com consequências diretas e indiretas ao nível da participação e dos ganhos de produtividade.

Até agora o único estudo europeu sobre a questão dos impactos do investimento em saúde demonstrou que em 25 países da União Europeia, os resultados apontam para um retorno de 4,3 euros por cada euro aplicado em despesa pública.

Os dados já apurados deste estudo ainda em curso da Universidade Nova são hoje apresentados numa conferência promovida pela “TSF”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Envie este conteúdo a outra pessoa