Bayer compra unidade da MSD por mais de 10 mil milhões de euros 0 136

Bayer compra unidade da MSD por mais de 10 mil milhões de euros
07-Maio-2014

A Bayer vai comprar a unidade de produtos de consumo da Merck Sharp & Dohme (MSD).
 
A Bayer vai comprar a unidade de produtos de consumo da MSD por 14,2 mil milhões de dólares (10,18 mil milhões de euros). O anúncio desta operação acontece numa altura em que o setor farmacêutico mundial parece estar a reorganizar-se.

A 22 de abril, a Novartis e a GlaxoSmithKline (GSK) terem acordado fazer uma joint-venture também para a área de produtos de consumo. A GSK vendeu ainda o seu negócio na área oncológica à Novartis que, por sua vez, alienou a linha de vacinas à GSK e o negócio de saúde veterinária à Eli Lilly.

Esta unidade da MSD, agora alienada à Bayer, registou no ano passado 1,89 mil milhões de dólares (cerca de 1,35 mil milhões de euros) em faturação. A venda que agora vai ser feita é justificada pela MSD com a necessidade de centrar a atividade no que são os negócios core da empresa e que podem gerar mais valor no longo prazo, apontou o “Diário Económico”.

O acordo alcançado entre as duas empresas passará ainda pela colaboração conjunta no desenvolvimento e marketing de uma categoria de medicamentos, que incluem o Bayer’s Adempas, destinado ao tratamento da tensão arterial. As duas empresas adiantaram ainda que a MSD vai pagar à Bayer mil milhões de dólares (cerca de 717,5 milhões de euros) no âmbito desta parceria concreta.

Envie este conteúdo a outra pessoa