Bastonária da OF anuncia recandidatura 0 411

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) anunciou a sua recandidatura ao cargo, nas eleições agendadas para o próximo dia 9 de fevereiro.

Durante a sessão de abertura do Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), Ana Paula Martins referiu que pretende continuar o trabalho que tem vindo a desenvolver, considerando o período eleitoral que se avizinha como o momento oportuno para uma reflexão interna e debate de ideias entre a profissão farmacêutica.

«A classe enriquece com o envolvimento de mais colegas, com a apresentação de candidaturas para os vários órgãos sociais da OF», cita o site da Ordem dos Farmacêuticos.

«Há três anos não sabia onde me ia meter; hoje sei bem o que me espera», disse a bastonária.

A conclusão do processo de regulamentação da Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), cuja aprovação e publicação em Diário da República, em agosto de 2017, foi «apenas um passo» para a sua efetiva implementação no terreno,  é uma das principais motivações para a sua recandidatura.

No passado dia 15 de novembro, foi dado mais um passo, com a publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) do acordo coletivo entre os hospitais E.P.E. e o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, mas falta ainda uma etapa que a bastonária considera fundamental.

«Estamos muito para além do tempo previsto para regulamentação», lembrou. «E continua a faltar um diploma estruturante para a profissão e para esta carreira: a criação de um internato farmacêutico, ou formação especializada, como lhe queiram chamar… Mas, independentemente da nomenclatura, temos de conseguir definir um percurso formativo, um modelo de progressão e desenvolvimento profissional, rumo à especialização, que garanta a preparação de todos os farmacêuticos contratados e a renovação geracional do quadro de farmacêuticos no SNS», acrescentou Ana Paula Martins.

O Congresso da APFH decorre até amanhã, no Centro do Congressos do Estoril, sob o tema “Farmacêuticos. Focados no Doente e na Profissão”. No final da sessão de abertura, a associação distinguiu várias personalidades com o título de socio honorário da APFH, entre os quais os bastonários da OF, Ana Paula Martins, Carlos Maurício Barbosa e José Aranda da Silva.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa