As farmácias vão entregar medicamentos em casa, numa fase inicial em Loures 1567

Os 206 mil habitantes do concelho de Loures vão poder receber em casa medicamentos bem como outros produtos de farmácia. O novo serviço “Medicamentos Agora em Sua Casa” arranca no dia 12 de março, estando já a ser testado em fase de projeto-piloto, antes de ser alargado a todo o território nacional.

Num comunicado sobre do movimento “Loures Tem Mais saúde”, é informado que as farmácias vão disponibilizar um número telefónico gratuito, através do qual os cidadãos poderão fazer chegar os pedidos, durante todo o dia e 365 dias por ano. A central telefónica, com supervisão farmacêutica permanente, informará os utentes sobre quais as farmácias com os medicamentos ou outros produtos disponíveis no imediato. O utente poderá assim escolher a farmácia e decidir se prefere deslocar-se ou receber os produtos em casa, num prazo de duas horas. As entregas domiciliárias serão gratuitas nesta fase experimental do projeto.

O serviço “Medicamentos Agora em Sua Casa” estará habilitado a receber receitas médicas por SMS ou e-mail sempre que necessário.

O aconselhamento farmacêutico será assegurado à distância, em todos os pedidos, através de um contacto direto com os utentes. Os fármacos e outros produtos de saúde serão entregues ao domicílio em malas medicalizadas, com temperatura controlada. Com o objetivo de garantir as entregas em duas horas, o serviço terá uma frota de motorizadas, conduzidas por técnicos com formação específica. Prevê-se ainda que os utentes recebam uma chamada de seguimento, para aferir do sucesso das entregas, e poderão sempre contactar a farmácia que procedeu à dispensa, para esclarecimento de dúvidas.

A primeira experiência de entrega de medicamentos ao domicílio decorre em Bragança, desde setembro de 2017, com grande satisfação de doentes e profissionais de saúde. O SAFE Bragança destina-se apenas a urgências em serviço noturno. Loures vai beneficiar da primeira experiência em território urbano, com um conceito de serviço alargado.

Envie este conteúdo a outra pessoa