APOGEN passa também a representar empresas de medicamentos biossimilares 0 50

APOGEN passa também a representar empresas de medicamentos biossimilares
05-Maio-2014

A APOGEN alterou a sua designação para Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, passando desta forma, estatutariamente, a promover e defender, com caráter nacional, o setor das empresas fabricantes, importadoras e que comercializam medicamentos genéricos e biossimilares, salvaguardando os interesses económicos comuns dos seus associados.

A decisão foi tomada por unanimidade na última assembleia-geral extraordinária da APOGEN, revelou a associação em comunicado, salientando que, desta forma, «passa a poder integrar a associação todas as empresas afetas ao setor farmacêutico que exercem atividade legal em território português, nas áreas de investigação e desenvolvimento, de produção e/ou comercialização de medicamentos genéricos e biossimilares. Recorde-se que nos próximos cinco anos, muitos dos medicamentos que perderão patente são biossimilares, o que representa uma enorme contribuição para a sustentabilidade do SNS, maior equidade no acesso a estes medicamentos, com a libertação de recursos para o Estado que daí resulta».

Assim, a APOGEN fica também em consonância com a EGA – European Generic medicines Association, Associação Europeia de que é afiliada.

«Agora, para além das metas já estabelecidas para os medicamentos genéricos, a APOGEN tem como objetivo para os medicamentos biossimilares a promoção e proposta de medidas às entidades competentes, que permitam a entrada e o desenvolvimento de um mercado sustentado para os medicamentos biossimilares», acrescenta a APOGEN na mesma nota.

Envie este conteúdo a outra pessoa