APEF alerta para a importância de cuidar do fígado nas férias 246

“O seu fígado não está de férias”. Numa nova ação de sensibilização, a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) alerta os portugueses para a importância de cuidar do fígado durante as férias.

Em comunicado, a APEF explica que a iniciativa acontece durante o mês de agosto nas suas redes sociais. “Férias são, muitas vezes, sinónimo de descontração e divertimento. Contudo, podem ser também sinónimo de excessos. Temos tendência a desculpar os nossos comportamentos poucos saudáveis, mas esquecemo-nos de que todas as nossas ações têm impacto no nosso corpo e, nomeadamente, no nosso fígado. Devemos aproveitar o tempo livre que temos para cuidar de nós”, aconselha José Presa, presidente da APEF.

O médico explica que, no caso de inflamação ou lesão, o fígado pode comprometer as suas funções e originar diversas complicações a curto ou a longo prazo. “Estamos a falar de patologias, que são, na sua grande maioria, evitáveis, embora tratáveis e, até, curáveis, como é o caso da hepatite C”, explica.

João Presa refere ainda que “o primeiro passo para o combate a estas doenças começa na prevenção: pratique exercício físico, faça uma alimentação equilibrada, evite beber álcool e consumir drogas, use preservativo, não partilhe seringas nem objetos de higiene pessoal e lave as mãos com frequência”. No caso de pacientes com alguma doença do físico já diagnosticada e em tratamento, o médico pede que não se esqueçam de levar os medicamentos para as férias, tomando-os “consoante indicado”.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa