Ana Paula Martins tomou posse como bastonária da OF 538

Ana Paula Martins tomou posse como bastonária da OF

18 de Fevereiro de 2016

Ana Paula Martins tomou ontem posse enquanto bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), para o triénio 2016-2018, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A atual dirigente da OF lançou o desafio de pôr o doente no centro das atenções e promover a cooperação, em vez de competição, entre profissionais de saúde.

«São três pilares essenciais: o primeiro é a rede de farmácias, às quais falta ligação com sistema de saúde, o segundo é as farmácias hospitalares, pois é preciso renovar, é preciso uma carreira farmacêutica, um internato farmacêutico, e o terceiro prende-se com as associações de doentes, trabalhar com eles e encontrar caminhos comuns para que ganhem maior autonomia», disse Ana Paula Martins durante a cerimónia que contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

A segurança do medicamento também está no centro das preocupações da bastonária, razão por que quer ver os farmacêuticos mais envolvidos não só nas farmácias, mas também nos hospitais e centros de saúde.

Citando um estudo recente, Ana Paula Martins apontou a existência de 84 milhões de pessoas internadas por ano devido aos efeitos adversos dos medicamentos, uma mortalidade estimada em 400 mil pessoas por ano e uma responsabilidade direta de dez por cento dos custos associados à prestação de cuidados de saúde.

«É muito importante que haja informação nos serviços hospitalares e nos centros de saúde, vale a pena apostar na avaliação dos efeitos que os medicamentos têm. Os farmacêuticos devem contactar os médicos e procurar a melhor forma de o medicamento ser bem utilizado e é preciso um entendimento claro com os médicos, para não duplicar funções. Não há necessidade. Os portugueses precisam de todos», considerou, citada pela “Lusa”.

Ana Paula Martins deixou à Ordem dos Médicos o «desafio» de as classes profissionais tentarem ultrapassar a «desconfiança» que tem havido.

Envie este conteúdo a outra pessoa