50 pessoas morrem por dia em Portugal devido a doenças respiratórias 0 46

50 pessoas morrem por dia em Portugal devido a doenças respiratórias

28-Jan-2014

A conclusão é do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias que hoje apresenta o relatório anual. Da asma ao cancro do pulmão, os últimos dados mostram que a mortalidade causada por estas doenças aumentou 16% em 2012.

Em 2012, mais de 18 mil pessoas morreram devido a doenças respiratórias. Destas, um terço perdeu a vida com pneumonia, o que representa uma subida de 25% em comparação com o ano anterior.

Artur Teles de Araújo, presidente do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias e da Fundação Portuguesa do Pulmão, diz que Portugal está muita acima da média europeia no número de mortes por pneumonia, o que se justifica sobretudo com o envelhecimento da população, apontou a “TSF”.

O documento conclui que o cancro do pulmão e a pneumonia são os que registam mais mortes. Em terceiro lugar surge a doença pulmonar obstrutiva crónica. O tabaco e a crise económica são apontados como as principais causas para este diagnóstico.

Cada vez mais pessoas vivem na mesma casa – o que favorece a transmissão das infeções respiratórias – e há falta de dinheiro para aquecer a habitação e manter a temperatura adequada.

Envie este conteúdo a outra pessoa