Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso 226

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

03-Jan-2014

Mais de um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso, disse hoje um instituto de pesquisa britânico, notando que houve um grande aumento de pessoas com peso a mais nos países em desenvolvimento.

De acordo com um comunicado do The Overseas Development Institute, a percentagem de pessoas que mostra um índice de massa corporal superior a 25 – o limite a partir do qual as pessoas têm excesso de peso – aumentou de 23 para 34 por cento entre 1980 e 2008, totalizando 1,46 mil milhões.

O índice de massa corporal é a relação entre a altura e o peso, e a partir de 30 a Organização Mundial de Saúde classifica a pessoa como obesa.

Nos países em desenvolvimento, o número de pessoas com peso a mais e obesas quase quadruplicou entre 1980 e 2008, passando de 250 para 904 milhões, de acordo com o relatório hoje divulgado, citou a “Lusa”.

«As taxas de crescimento das pessoas gordas ou obesas nos países em desenvolvimento são alarmantes», disse um dos autores do relatório, avançando que «vamos assistir a um forte aumento do número de pessoas com cancro, diabetes, acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardíacos, o que coloca enorme pressão nos sistemas de saúde».

Na Europa, cerca de 58% dos habitantes tem peso a mais, enquanto na América do Norte e nos Estados Unidos essa percentagem sobe para os 70%.

A OMS considera que o excesso de peso e a obesidade são o quinto fator de risco para mortes a nível mundial e estima que pelo menos 2,8 milhões de adultos morrem por causa disso todos os anos.

Envie este conteúdo a outra pessoa