Agências do Medicamento debatem lições aprendidas durante a pandemia 158

Os responsáveis das entidades reguladoras, os dirigentes da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Comissão Europeia, que conjuntamente integram a rede europeia de regulação do medicamento (EMRN), participaram em mais uma reunião no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, presidida pelo Infarmed, na quinta-feira, dia 6 de maio.

Durante a iniciativa, que juntou cerca de 90 participantes do Grupo dos Chefes das Agências Europeias do Medicamento (HMA), foi feito o ponto de situação sobre as atividades relacionadas com o combate à pandemia.

Os participantes debateram, ainda, algumas medidas para enfrentar os desafios existentes para reforço da comunicação e recursos, tendo em conta toda a experiência que vem sendo adquirida por esta rede, sobretudo no que concerne à agilização de procedimentos e transparência na comunicação com o público.

Uma matéria onde existiu convergência entre os participantes foi o aprofundamento desta coordenação entre a EMA e as entidades nacionais responsáveis pelas vacinas.

Os participantes discutiram, também, medidas de reforço da atuação na área da farmacovigilância, nomeadamente na deteção e priorização da informação de segurança.

Os resultados desta reunião servirão também como contributo a incluir nas Conclusões do Conselho sobre Acesso ao Medicamento no âmbito da Presidência Portuguesa. O Grupo HMA reunirá mais uma vez em Junho, numa reunião conjunta com as Autoridades Competentes dos Dispositivos Médicos (CAMD).

Envie este conteúdo a outra pessoa