Instituto Pasteur está a desenvolver vacina mais eficaz contra tuberculosose 0 143

Instituto Pasteur está a desenvolver vacina mais eficaz contra tuberculosose

 


03 de abril de 2017

O Instituto Pasteur de Paris anunciou que está a desenvolver uma vacina contra a tuberculose, mais eficaz no combate à doença, especialmente nos adultos, que não estão suficientemente protegidos com aquela que é administrada atualmente.

A nova vacina experimental, para a qual ainda não se iniciaram os ensaios clínicos, é mais eficaz que a única existente no mercado – o bacilo de Calmette-Guérin (BCG) – graças à introdução de um «sistema de secreção de proteínas heterogéneas» denominado ESX-1, refere a agência espanhola “EFE”, que cita um comunicado do Instituto Pasteur.

A unidade de patogéneos microbacterianos do Instituto Pasteur, dirigida por Ronald Brosch, conduziu os trabalhos que contaram com o apoio financeiro da União Europeia, da Fundação para a Investigação Médica em França e de um laboratório dependente da agência nacional francesa de investigação.

Para Brosch, a vacina que está a ser testada consegue provocar respostas imunitárias «qualitativamente e quantitativamente melhoradas» quando comparada com a BCG.

Envie este conteúdo a outra pessoa