Infarmed anuncia suspensão imediata de cosméticos com Butylphenyl methylpropional 274

O Infarmed anunciou a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de cosméticos da marca Cien com Butylphenyl methylpropional.

“A Circular Informativa nº 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias”, explica o Infarmed numa circular informativa publicada no seu site.

Trata-se de produtos para a coloração do cabelo, para “Cabelo escuro”, “Preto”, “Chocolate Brasil”, “Castanho Noz”, “Loiro platinado”, “Loiro Caramelo Luminoso”, “Loiro Sahara”, “Loiro Dourado” e “Loiro Glam Shine”.

No âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, a entidade “constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca CIEN, cujo distribuidor é a empresa Lidl & Cia que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional”.

Neste sentido, o Infarmed reitera que “as entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar” e que mais informações devem ser requeridas à empresa Lidl & Cia. “Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar”, alerta.

Leia a circular informativa completa aqui.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa