Hovione anuncia parceria para aumentar a produção de remdesivir 220

A Hovione anunciou a parceria com a Ligand para aumentar a produção de Captisol, essencial para a produção do antiviral Veklury (remdesivir), da Gilead Sciences.

Este antiviral está indicado para o tratamento da infeção por SARS-CoV-2, o vírus na origem da covid-19.

A Hovione é o único produtor deste excipiente fundamental para a eficácia do remdesivir, fabricando-o nas suas fábricas de Loures e da Irlanda.

“Para satisfazer a procura de Captisol a Hovione irá produzir por mês a quantidade equivalente ao que produzia num ano. Este aumento repentino na procura está a exigir um grande esforço de mobilização da empresa a nível global para assegurar o seu fornecimento. Desde abril realizámos investimentos avultados em equipamentos especializados, criámos emprego e colaborámos com concorrentes para aumentar a capacidade de produção”, indicou Luís Gomes, Vice-Presidente das Operações da Hovione, em comunicado divulgado.

O Captisol é uma ciclodextrina quimicamente modificada que melhora a solubilidade e estabilidade dos fármacos e assegura a biodisponibilidade e dosagem dos ingredientes farmacêuticos ativos (API).

O Veklury, da Gilead Sciences, está em ensaios clínicos de fase 3 para avaliar a segurança e eficácia no tratamento da infeção por SARS-CoV-2. O medicamento obteve já uma autorização de emergência em diversos países.

Envie este conteúdo a outra pessoa