
O projeto Espaço Saúde 360º Algarve 2.0, dinamizado pela Plataforma Saúde em Diálogo, organiza uma sessão Saúde em Dia sobre ‘Segurança dos Medicamentos: tod@s podemos contribuir!’, amanhã, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro, em parceria com a Divisão de Intervenção Social e Políticas Participativas do Município de Faro.
A sessão contará com a participação de Margarida Espírito Santo, farmacêutica, docente da Universidade do Algarve e Presidente do Conselho Científico da Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Baixo Alentejo, e de Margarida Querido, diretora-adjunta da Farmácia da Penha, localizada em Faro.
Carlos Baía, em comunicado, vereador do Município de Faro, alerta que “não é preciso ser especialista para cuidar da saúde, basta querer aprender”.
“Esta é mais uma iniciativa do município que tem como objetivo a promoção da saúde dos seus munícipes, através da literacia em saúde e adoção de estilos de vida saudáveis. Apelamos a todos para que venham descobrir como pequenas atitudes no dia a dia podem fazer uma grande diferença na sua saúde”, acrescenta.
“Investir na literacia em saúde e no uso responsável dos medicamentos é um fator determinante para a promoção da saúde e prevenção da doença nos dias que correm. A promoção do diálogo e a partilha de experiências leva, por norma, os participantes a tomar decisões mais informadas e responsáveis”, explica, igualmente em comunicado, Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
As sessões ‘Saúde em Dia’ pretendem sensibilizar os cidadãos para temas relacionados com a promoção da saúde e prevenção da doença, a partir de conversas informais que promovem a partilha de preocupações e dúvidas. Estes encontros contam com a participação de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo.
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição a partir deste formulário.
O projeto Espaço Saúde 360º Algarve 2.0 conta com o apoio do Programa Regional do Algarve, do Portugal 2030 e da União Europeia, pelos Municípios de Faro, Loulé e Olhão, Alliance Healthcare, Associação Nacional das Farmácias (ANF), Fundação AGEAS e Plural.