Netfarma
Netfarma
  • Notícias
    • Recentes
      • Mais de 500 mil vacinados contra a gripe, maioria nas farmácias
      • Abrandar: Para avançar, às vezes é preciso parar
      • Projeto TeamUp4Cancer é o único português na edição 2026 dos prémios Regiostars
      • OF coloca em consulta pública alterações aos regulamentos eleitoral e de quotas
      • Desnutrição associada à doença atinge cerca de 115 mil doentes
    • Farmácia
      • Mais de 500 mil vacinados contra a gripe, maioria nas farmácias
      • Abrandar: Para avançar, às vezes é preciso parar
      • OF coloca em consulta pública alterações aos regulamentos eleitoral e de quotas
      • Desnutrição associada à doença atinge cerca de 115 mil doentes
      • INE cria indicador específico para farmacêuticos após alerta da Ordem
    • Indústria
      • Abrandar: Para avançar, às vezes é preciso parar
      • Alteração do preço dos genéricos deve ser acompanhada do reforço da oferta
      • Paulo Fontoura nomeado diretor global de Investigação e Desenvolvimento da Sanofi
      • Fármaco obtém autorização para tratamento de quatro patologias
      • Diário de Viagem: Dia 6 (XingPing) — As Montanhas de Avatar, a Vila de Xingping e o Desdém pela Privacidade
    • Saúde
      • Mais de 500 mil vacinados contra a gripe, maioria nas farmácias
      • Projeto TeamUp4Cancer é o único português na edição 2026 dos prémios Regiostars
      • Desnutrição associada à doença atinge cerca de 115 mil doentes
      • Cirurgia bariátrica ou metabólica reduz impacto de doenças associadas à obesidade
      • Alteração do preço dos genéricos deve ser acompanhada do reforço da oferta
    • Empresas e Produtos
      • Elgydium lança escova de dentes ELGYDIUM Kids Sereia
      • Inteligência Artificial mobiliza farmacêuticos de todo o país em iniciativa da plural+udifar
      • Aspirina Complex passa a chamar-se ASPIRINAGRIPE
      • Recordati reforça área de Consumer Healthcare com lançamento da gama oftálmica
      • ISDIN apresenta Lambdapil Fortificante para nutrir e reforçar o cabelo a partir do interior
    • Conteúdo Patrocinado
      • Serviços e Formação: Pilares de uma farmácia em transformação
      • A correção das manchas encontra o cuidado refirmante!
      • O compromisso FirstPharma
      • O papel do microbioma na gestão da pele com tendência acneica: A saúde da pele vai além do que vemos à superfície
      • Alívio rápido das dores do dia a dia
  • Opinião
  • Agenda
  • MyNetfarma
  • Iniciativas
    • Prémio Farmácia Clínica
    • Skin Show
    • Farma World
    • Netfarma TV
    • Livros
    • Podcasts
    • Prémios Almofariz
    • MF Talks
    • Farma Sessions
    • Formação FD
  • Game of Farma
  • Revistas
    • Farmácia Distribuição
    • Marketing Farmacêutico
  • Farmanews
  • MAIS
    • Quem somos
    • Contactos
    • Termos e Condições
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Política Canal de Ética
    • Canal de ética
Farmácia, Notícias, Recentes

Associações de Doentes, autoridades e profissionais de saúde debatem acesso ao medicamento e à inovação

pbarros3 Dezembro, 2025 11:443 Dezembro, 2025

A Plataforma Saúde em Diálogo promove, esta quarta-feira (3), no Auditório PLMJ, em Lisboa, a sua Conferência Anual, dedicada ao tema “Acesso ao Medicamento: mais equidade, mais sustentabilidade e melhor saúde”.

O evento contará com a participação de Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS, e com uma apresentação de Pedro Simões Coelho, da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Conselho Científico da NOVA IMS, dedicada a analisar o impacto do acesso à inovação terapêutica no cidadão e na sustentabilidade do SNS.

A dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares será outro dos temas centrais em discussão. A medida entrou em vigor no final de 2024 e devia ter sido alargada a todo o país em janeiro, algo que ainda não aconteceu.

Antecipa-se que cerca de 150 mil doentes poderão beneficiar da vantagem de levantarem a sua medicação nas farmácias da sua área de residência, evitando deslocações desnecessárias aos hospitais e melhorando a adesão à terapêutica.

“Este é um tema essencial para os doentes, dado que contribui não só para a melhoria da qualidade de vida de quem enfrenta a doença, mas ainda para um sistema mais eficiente e sustentável. Mais do que uma comodidade, é uma questão de justiça para milhares de doentes crónicos, garantindo-lhes o direito ao tratamento de que necessitam sem o fardo da distância e dos custos associados. No entanto, continuamos muito aquém na forma como a dispensa de medicação hospitalar está a ser gerida. Poucas são as pessoas que estão ainda a beneficiar deste novo regime, o que constitui um verdadeiro retrocesso e um grande obstáculo para as pessoas que vivem com doença crónica. Falta liderança política e vontade das ULS para implementar esta medida de uma vez por todas”, sublinha Jaime Melancia, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, em comunicado.

Para refletir sobre o tema, haverá uma mesa-redonda com a participação de Ana Sampaio, presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, Érica Viegas, vogal do Conselho Diretivo do INFARMED, Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Nuno Flora, presidente executivo da ADIFA, e Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração dos SPMS, com moderação da jornalista Paula Rebelo.

Outro dos temas em destaque será o acesso a medicamentos biológicos. Estes medicamentos são, atualmente, “uma das maiores fontes de inovação e desenvolvimento da indústria farmacêutica, tendo permitido o tratamento de doenças incuráveis ou doenças cujos tratamentos convencionais já não permitem uma resposta adequada, melhorando a qualidade de vida das pessoas com doenças autoimunes, doença oncológica, diabetes, entre outras”, informa a Plataforma.

Apesar dos avanços alcançados, “atualmente há doentes crónicos que continuam a ter dúvidas e dificuldades no acesso a medicamentos biológicos”. “As disparidades na aprovação entre hospitais, a desatualização das normas clínicas que preconizam estes tratamentos, a falta de conhecimento sobre estas terapêuticas por parte de doentes e as dificuldades de acesso, principalmente para quem vive longe dos centros urbanos, são alguns dos obstáculos enfrentados, gerando iniquidades nas condições de acesso a estes medicamentos”, refere.

A Portaria n.º n.º 261/2024/1, que estabelece um regime excecional de comparticipação para determinadas patologias (espondiloartrite, artrite psoriática, artrite idiopática juvenil poliarticular e psoríase em placas, doença de Crohn ou colite ulcerosa), r”epresentou um grande avanço, ao permitir a prescrição de medicamentos biológicos em consultas especializadas dentro e fora dos hospitais públicos”. Contudo, “vários doentes vêem-se excluídos deste regime excecional, nomeadamente doentes com Asma Grave, Lúpus ou Dermatite Atópica, que permanecem dependentes exclusivamente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o acesso a estas terapêuticas, enfrentando listas de espera muito superiores às previstas nos Tempos Máximos de Resposta Garantidos”.

Alexandre Guedes da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Filipa Branco, da Associação de Doentes com Lúpus, Ricardo Lima, da Direção do Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos, Sofia Alexandra Pinheiro, da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica, Irene Costa, deputada e membro da Comissão Parlamentar da Saúde, e Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, irão debater o acesso a estas terapêuticas biológicas numa mesa redonda, também  com moderação de Paula Rebelo.

acesso ao medicamentoPlataforma Saúde em Diálogoslider

Notícias relacionadas

  • OE2027: Verbas para a Saúde caem 1,5% no próximo ano
  • Plataforma Saúde em Diálogo saúda alargamento da vacinação em farmácia a doentes de risco
  • Doentes pedem mais empenho na dispensa de medicamentos em proximidade
  • Estado da União: Marta Temido lamenta falta de avanços na saúde e custo de vida

Últimas Notícias

  • Mais de 500 mil vacinados contra a gripe, maioria nas farmácias
  • Abrandar: Para avançar, às vezes é preciso parar
  • Projeto TeamUp4Cancer é o único português na edição 2026 dos prémios Regiostars
  • OF coloca em consulta pública alterações aos regulamentos eleitoral e de quotas

Mais vistas

Linha 1400 de assistência farmacêutica está disponível online

Síndrome do Intestino Irritável? ALFLOREX® para a SII pode ajudar

Novo energizante baseado em percursores do ATP para uma energia biodisponível

Ter o Website com Loja Online da sua a Farmácia é agora mais fácil com a Loopfarma

Covid-19: lançado teste rápido de deteção de anticorpos

E-newsletter

Newsletter

Sobre o Netfarma

NETFARMA é um portal destinado a todos os profissionais do setor farmacêutico e estudantes de Ciências Farmacêuticas. Pretendemos ser um instrumento de trabalho e formação, assim como um ponto de encontro para todos aqueles que desenvolvem a sua atividade neste setor.

– Ler mais

PUB

Contactos


Rua General Firmino Miguel, nº 3 - Piso 7 1600-100 Lisboa, Portugal
+351 218 110 100
geral@netfarma.pt

Saiba mais

Política de privacidade
Quem somos
Termos e condições
Mapa do site
Ficha técnica

Siga-nos nas redes sociais

   

© 2018 Netfarma.pt – Portal dos profissionais do setor farmacêutico
Created by RHP Consulting

Menu
  • Notícias
  • Opinião
  • Netfarma TV
  • Agenda
  • MyNetfarma
  • Iniciativas
    • Prémio Farmácia Clínica
    • Skin Show
    • Farmácia Distribuição
    • Farma World
    • Podcasts
    • Livros
    • Prémios Almofariz
    • MF Talks
    • Game of Farma
    • Farma Sessions
    • Formação FD
  • Revistas
    • Marketing Farmacêutico
    • Revista Farmácia Distribuição
  • Quem somos
  • Farmanews
  • Termos e Condições
  • Contactos
Contactos
Rua General Firmino Miguel, nº 3 - Piso 7 1600-100 Lisboa, Portugal
+351 218 110 100
geral@netfarma.pt
Siga-nos nas redes sociais