Estudo: Ibuprofeno pode causar infertilidade masculina 0 98

 


10 de janeiro de 2018

O ibuprofeno está associado a um impacto negativo nos testículos, podendo levar à infertilidade masculina, revelou um estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Este fármaco, para além de ser utilizado para combater as dores e a febre, é habitualmente tomado por atletas, antes das competições, para prevenir o aparecimento de dores.

Um grupo de investigadores franceses e dinamarqueses, perante esta prática questionou se a toma regular de ibuprofeno teria um impacto negativo na saúde dos homens. Foi este o ponto de partida para uma investigação que avaliou 31 homens voluntários com idades entre os 18 e os 35 anos, explicou à “CNN” o investigador francês Bernard Jégou.

A 14 homens foi dado 600 mg de ibuprofeno duas vezes por dia, uma dosagem tomada por muitos atletas, enquanto que 17 voluntários tomaram um placebo.

No caso dos homens que usaram ibuprofeno durante 14 dias, o nível de testosterona diminuiu, o que indica que o funcionamento dos testículos foi afetado.

No entanto, no entender de Bernard Jégou é necessária mais investigação na área para responder a muitas questões que ficaram sem resposta.

Envie este conteúdo a outra pessoa