Diabéticos voltam às picadas no dedo por falta de sensor 0 681

O sensor FreeStyle Libre, fabricado em exclusivo por uma empresa norte-americana, tem estado esgotado das farmácias desde que passou a ser comparticipado no ano passado.

O aparelho veio modificar a forma como os diabéticos vivem diariamente com a sua condição. Fabricado pela Abbott, vem munido de um sensor e evita as constantes picadas no dedo para medir a glicose, refere o jornal “Público”. Pode ser adquirido nas farmácias com receita por 7,95 euros, dura 14 dias. No entanto há bastantes dificuldades em adquirir o dispositivo. Segundo referência do “Jornal de Notícias”, o equipamento está quase sempre esgotado.

«Há farmácias com espera superior a dois meses», avançou o INFARMED ao “Jornal de Notícias”. As sucessivas falhas levaram ainda a Associação Nacional de Farmácias e a Associação de Farmácias de Portugal a fazer reclamações, até agora sem sucesso.

Como referido pelo jornal “Público”, sem comparticipação o produto está disponível online por 59,90 euros, as vendas na Internet estão a ser recusadas a novos clientes e os antigos têm acesso a quantidades limitadas.

Envie este conteúdo a outra pessoa