Covid-19: EMA inicia avaliação de vacina da AstraZeneca 151

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla inglesa) iniciou a avaliação da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19.

De acordo com um comunicado divulgado pela EMA, o seu comité sobre medicamentos para uso humano “iniciou a primeira revisão contínua de uma vacina contra a covid-19, que está a ser desenvolvida pela empresa AstraZeneca em colaboração com a Universidade de Oxford”.

“O início da revisão contínua significa que o comité começou a avaliar o primeiro lote de dados sobre a vacina, que provêm de estudos laboratoriais”, acrescenta a EMA.

Esta decisão vem no seguimento dos resultados preliminares dos estudos clínicos apontarem a produção de anticorpos.

“OS resultados preliminares de estudos não clínicos e clínicos iniciais sugeriram que a vacina desencadeia a produção de anticorpos e células T”, isto é, de “células do sistema imunitário, as defesas naturais do organismo”, contra o vírus, explica a EMA na nota.

Contudo, segundo a EMA, “isto não significa que se possa ainda chegar a uma conclusão sobre a segurança e eficácia da vacina, uma vez que muitas das provas ainda estão por apresentar ao comité”.

“A revisão contínua continuará até estarem disponíveis provas suficientes para apoiar um pedido formal de autorização de comercialização”, conclui a EMA na nota de imprensa.

Envie este conteúdo a outra pessoa