Covid-19: ALS lança kit de diagnóstico ‘in vitro’ que permite resultados em 45 minutos 176

A ALS Life Sciences Portugal, em parceria com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, anunciou o lançamento de um kit de diagnóstico ‘in vitro‘ para a covid-19, que permite obter resultados em cerca de 45 minutos.

O kit, denominado por SARS-CoV-2 RT-LAMP, foi desenvolvido e produzido integralmente em Portugal.

Este apresenta “elevados níveis de sensibilidade (96%) e de especificidade (98%)”, e permite “realizar os testes a uma fração do custo e do tempo exigidos pelos convencionais PCR, garantindo semelhante qualidade no diagnóstico”.

Os resultados são obtidos em cerca de 45 minutos, mas este tempo pode “ser reduzido para 25 minutos, no caso da deteção por fluorescência em laboratório”, indica a marca em comunicado.

O novo kit usa a tecnologia RT-LAMP (teste molecular rápido de amplificação de ácidos nucleicos) a partir de amostras do trato respiratório superior de indivíduos com ou sem suspeita de covid-19, sem necessidade de extração de RNA (ácido ribonucleico) pelos métodos convencionais.

A empresa indica que o kit pode “ser utilizado em consultórios médicos, centros de atendimento urgente, escolas, aeroportos, lares ou meio hospitalar e laboratórios de análises clínicas”, e deve ser utilizado “por profissionais de saúde e técnicos de laboratório devidamente treinados”.

Envie este conteúdo a outra pessoa