Covid-19: «Ainda não estamos fora de perigo», alertou a OMS 365

A responsável pela gestão da covid-19 na Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, alertou que o novo coronavírus ainda não está controlado, apesar de existirem muitas pessoas que acreditam que a pandemia está quase vencida.

De acordo com a agência Lusa, a epidemiologista norte-americana da OMS revelou que a situação pandémica ainda não está controlada.

«Ainda não estamos fora de perigo. Estamos completamente no meio desta pandemia, porque francamente não estamos a utilizar as ferramentas que temos neste momento para nos aproximarmos do fim», revelou Maria Van Kerkhove, citada pela agência de notícias.

A responsável lamentou também que as unidades de cuidados intensivos e hospitais em algumas cidades entraram em colapso, com o registo de várias mortes, «enquanto nas ruas as pessoas se comportam como se (a pandemia) tivesse acabado completamente».

Maria Van Kerkhove assinalou também que as mortes ocorreram em grande parte entre as pessoas que não foram vacinadas. Segundo os dados fornecidos pelos países à OMS «a taxa de hospitalização e de mortes é de longe» mais elevada «entre os cidadãos que não foram vacinados», rematou.

A epidemiologista revelou que ainda existem pessoas que não estão vacinadas, umas por «falta de acesso às vacinas» e outras «por se recusarem a ser vacinadas». «A possibilidade de erradicar o vírus, ou mesmo de o eliminar a nível global, perdeu-se desde o início. Perdeu-se porque, a nível global, não atacámos este vírus tão vigorosamente quanto podíamos», lamentou.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa