Como aliar processos e tecnologia para otimizar o Setor Farmacêutico 775

O uso da tecnologia para otimização de processos é, cada vez mais, uma vantagem competitiva para qualquer empresa em ascensão.

A Solução Innergy Business Software da flowinn – Vertical para a Distribuição Farmacêutica tem como objetivo o controlo e evolução do negócio, juntando ao pensamento lean, tecnologia avançada.

Esta solução promove a digitalização e automatização de todos os processos operacionais da Distribuição Farmacêutica, com o objetivo de, implementando todas as regras regulatórias e aplicando as Boas práticas da Distribuição, aportar valor acrescentado ao negócio.

 

A solução permite a automatização das seguintes funções:

  • Digitalização dos processos administrativos entre parceiros de negócio, implementando as funções de compra e venda automática entre entidades;
  • Apoio à tomada de decisão comercial – possibilidade de entender a elasticidade de preços do portefólio, maximizando a margem dos produtos;
  • Implementação de políticas de descontos por entidade/conjunto de entidades, por diversos critérios de negócio;
  • Automatismo para trocas e devoluções de produtos entre as farmácias, a central de compras e os fornecedores, implementando processos descentralizados e integrados entre as entidades, sem necessidade de lançamentos manuais;
  • Automatização do report mensal ao Infarmed de compras e vendas de medicamentos de substâncias controladas, com um processo digital descentralizado entre as entidades que contribuem para o processo (e devidamente homolgado pelo Infarmed);
  • Resumo de faturas de Clientes e Fornecedores – para cálculo de descontos (recebidos e a atribuir) e controlo da conta corrente;
  • Faturação eletrónica e EDI – envio de faturas e recebimento das encomendas dos Clientes compliant com os processos legais da AT e comunicação com os diferentes softwares de frente de loja das farmácias;
  • Digitalização do processo de reclamações a fornecedores e de clientes – controle dos assuntos pendentes e dos timings de resposta;
  • Comunicação com a MVO/NMVS – efetuada a leitura do “identificador único – datamatrix” dos medicamentos conforme as exigências do Infarmed, fazendo a comunicação com o Hub Nacional MVO/NMVS e garantindo que os nossos Clientes transacionam apenas medicamentos permitidos;
  • Comunicação ao SIEXP – criação do ficheiro reporting mensal ao Infarmed;
  • Comunicação Covid-19 – criação do ficheiro reporting semanal ao Infarmed;
  • Atualização automática da BD de forma diária a partir dos dados do Infarmed;
  • Planeamento automático das operações logísticas – transformação do armazém num ambiente inteligente, com a otimização do planeamento das operações logísticas para os operadores do armazém.

A complexidade de todos estes processos está no facto de se tratar de conjuntos de tarefas exaustivas, com obrigatoriedades legais de manutenção de um conjunto de registos e elaboração de reports diários e mensais.

A estratégia flowinn passou por transformar estas obrigações em processos automáticos, por forma a que naturalmente se possa responder ao que é exigido pelo Infarmed. Desta forma, é possível otimizar a operação, melhor a eficiência e garantir a qualidade.

 

Saiba mais sobre a flowinn

As soluções da flowinn aliam conhecimentos sólidos de tecnologia avançada a anos de experiência e a um conhecimento profundo do Setor Farmacêutico.

No mercado das Tecnologias de Informação para a Gestão desde 2013, tem como missão aliar o conhecimento profundo dos negócios à tecnologia de vanguarda, para criar soluções de gestão simples e intuitivas, que dotem os seus  Clientes de uma operação otimizada e de qualidade.

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