BCG: Novas doses da vacina destinam-se apenas a crianças de risco 0 220

BCG: Novas doses da vacina destinam-se apenas a crianças de risco

30 de Junho de 2016

Um laboratório japonês forneceu a Portugal 60 mil doses de vacinas contra a tuberculose, no entanto, contrariando as indicações veiculadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) até ao momento, estas não se destinam a todas as crianças, mas apenas às que integram grupos de risco.

Foi ontem publicada uma nova norma que contraria aquilo que Francisco George avançou aquando da apresentação do novo Plano Nacional de Vacinação, que todas as crianças que ainda não tinham sido vacinadas poderiam fazê-lo. Esta norma refere que afinal a vacina se destina apenas a crianças com menos de 6 anos de grupos de risco, por exemplo «expostas a infeções familiares», lê-se numa notícia, avançada hoje pelo jornal “Público”.

«O que está recomendado e é boa prática é vacinar as crianças de risco. Isso mesmo está expresso nas normas da DGS e também saiu em despacho», assegurou ao “Público” Teresa Fernandes, da direcção do Serviço de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde. Foi, explica, a Comissão Técnica de Vacinação que, depois de consultar outros especialistas, chegou a «este consenso».

Envie este conteúdo a outra pessoa