APDP cria manual para pessoas com diabetes e covid-19 522

Tendo em conta as incertezas em volta do novo coronavírus, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) resolveu fazer um manual de apoio para as pessoas com diabetes tipo 1 e 2 e seus cuidadores após diagnóstico positivo de covid-19.

Visto as pessoas com diabetes, serem um dos grupos mais vulneráveis ao desenvolvimento de complicações graves com a infeção por coronavírus, tornou-se crucial reforçar as medidas e cuidados a ter para controlar a diabetes.

O manual refere os cuidados específicos para cada tipo de tratamento, medicação oral ou insulina.

Para além disso aconselha a que todas as pessoas com diabetes ou seus cuidadores deverão estar em contacto com o seu médico assistente, continuar a tomar a medicação aconselhada, sem nunca a interromper, fazer a determinação da glicemia de quatro em quatro horas, beber mais líquidos para evitar a desidratação, tentar comer normalmente e verificar a temperatura diariamente, de manhã e à noite.

O manual de apoio aborda ainda o papel do cuidador da pessoa em isolamento, os procedimentos de limpeza e desinfeção, procedimentos para remoção da roupa da cama e atoalhados, remoção de resíduos da zona de isolamento e responde ainda a questões como a transmissão de covid-19.

Este manual serve de complemento à linha de apoio (213816161) que funciona todos os dias entre as 8:00 e as 20:00, que a APDP tem em funcionamento para todas as pessoas com diabetes e seus familiares que necessitem de aconselhamento especializado.

Envie este conteúdo a outra pessoa