Sword Health assume gestão tecnológica da linha de saúde grega 368

A Sword Health anunciou hoje a gestão tecnológica da linha de saúde do SNS da Grécia, que inclui a triagem telefónica nacional alicerçada em inteligência artificial (IA), supervisionada por equipas clínicas.

A portuguesa Sword Health, que atua na prestação de cuidados de saúde através de IA, e o Governo grego estabeleceram uma parceria nacional “para criar a primeira linha de informação de Saúde e triagem telefónica nacional alicerçada” naquela tecnologia, “supervisionada por equipas clínicas”, refere a empresa num comunicado, enviado à Lusa.

“Esta linha, construída com os mesmos princípios da portuguesa Linha SNS 24, irá orientar os cuidados de saúde de mais de 10 milhões de cidadãos, com garantia de estabilidade sazonal e tempos de atendimento muito curtos, apenas possíveis através da articulação de modelos certificados de inteligência artificial e equipas clínicas”, adianta a Sword.

A parceria vai começar pela “transformação da Linha Nacional de Informações de Saúde (1566), o primeiro ponto de contacto de milhões de cidadãos com dúvidas ou a necessidade de aceder ao Serviço Nacional de Saúde grego” e, depois, “com base nos resultados obtidos e na avaliação externa independente, incidirá sobre a transformação digital da linha de Emergência Médica (166), homóloga do Centro de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU) do INEM Português”, explica a Sword.

Até final do próximo ano, “ambas as linhas estarão alicerçadas numa das mais sofisticadas estruturas de inteligência artificial do mundo”, salienta a tecnológica.

Ao integrar IA “nos processos de triagem e coordenação, o Governo grego tem como objetivo expandir a sua capacidade, melhorar os tempos de resposta, e prestar melhor apoio a nível nacional, além de adicionar resiliência para lidar com picos repentinos de procura”.

A tecnologia a aplicar “foi desenhada pela Sword Intelligence, a divisão de gestão de cuidados com IA da Sword Health, para trabalhar com profissionais que atuam na linha da frente, libertando-os de tarefas rotineiras e de grande volume“, é referido.

“Os sistemas de saúde em todo o mundo estão sob uma pressão enorme: a capacidade de resposta não acompanha as necessidades das pessoas e os custos continuam a crescer para os cidadãos. A única forma de resolver este paradoxo – removendo as barreiras no acesso a cuidados de saúde de elevada qualidade e, ao mesmo tempo, reduzindo custos – é usar a inteligência artificial para ampliar a capacidade das equipas clínicas existentes”, afirma o presidente executivo (CEO) da Sword Health, Virgílio Bento, citado em comunicado.

“É exatamente esse o modelo que vai determinar o futuro da saúde em todo o mundo” e “é por isso que vejo com enorme entusiasmo a Grécia, um país que foi pioneiro em tantas coisas que definem o nosso mundo atual, desde a democracia e a filosofia à medicina e à ciência, a liderar mais uma transformação, com a sua visão inovadora de usar a inteligência artificial para expandir o acesso a cuidados de saúde de alta qualidade a toda a população”, acrescenta o responsável.

O CEO diz ter a certeza de que, “muito em breve”, haverá “muitos outros países” a replicar.

“Acreditamos que a Sword Health pode ajudar-nos a superar este desafio. Esta parceria vai permitir reconstruir o fluxo de cuidados de saúde do nosso sistema, tornando-o mais rápido, mais eficiente e mais cómodo para os nossos cidadãos”, sublinha Adonis Georgiadis, ministro da Saúde da Grécia, citado em comunicado.

A iniciativa será acompanhada por entidades internacionais independentes que vão trabalhar em conjunto com a Sword Health e o ministério de Saúde grego, concebendo um estudo de implementação que analisará desde a conceção ao desempenho do sistema, face às normas internacionais de segurança, qualidade e privacidade de dados, avaliando simultaneamente os seus resultados e impactos para os pacientes na Grécia.