Pfizer anuncia fusão de unidade de genéricos com a Mylan 0 1420

A farmacêutica Pfizer anunciou que vai fundir a divisão de medicamentos genéricos com o gigante dos genéricos Mylan, também ela de origem norte-americana.

Assim, medicamentos como o Viagra, destinado à impotência masculina, e o Lipitor, para quem sofre de colesterol elevado, passam a estar sob a alçada da nova companhia farmacêutica. A estes junta-se, o recordista de vendas da Mylan, a EpiPen, uma “caneta” medicamento destinado a alergias que permite a autoinjeção da substância ativa epinefrina.

Os acionistas da Pfizer terão 57% do negócio e o restante será distribuído pelos donos da Mylan. Para além disso, a Pfizer receberá ainda 12 mil milhões de dólares, levantados através de uma emissão de dívida. Estima-se que a futura farmacêutica gere vendas entre 19 mil milhões e 20 mil milhões de dólares.

A nova empresa será liderada Michael Goettler, atualmente presidente do negócio Upjohn da Pfizer e que administra o negócio dos medicamentos sem patente. Robert Coury, presidente da Mylan será o presidente-executivo.

Envie este conteúdo a outra pessoa