
A Plataforma Saúde em Diálogo e a AstraZeneca promovem, amanhã, dia 27 de junho, pelas 9h30, a terceira edição das Innovation Talks, dedicada ao tema ‘Medicina Personalizada: o futuro é agora?’.
A sessão decorre no Auditório da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa.
A medicina personalizada, uma abordagem inovadora que adapta o diagnóstico e o tratamento ao perfil individual de cada doente, seja clínico ou genético, está a transformar o panorama dos cuidados de saúde. A sua aplicação crescente em áreas como a oncologia, doenças raras ou crónicas, promete melhorar a eficácia do tratamento, os resultados clínicos e a qualidade de vida do doente, reduzindo os custos de ineficiência para o sistema de saúde.
No entanto, o acesso a esta nova medicina personalizada enfrenta em Portugal alguns obstáculos que não são exclusivos do país, nomeadamente a desigualdade no acesso, a falta de infraestruturas adequadas e de recursos humanos especializados ou limitações na partilha de dados clínicos ou genéticos.
Fátima Cardoso, presidente da Advanced Breast Cancer Global Alliance, será a oradora principal do evento, traçando a evolução da medicina personalizada nas últimas décadas, com especial enfoque na oncologia.
Seguir-se-á uma mesa-redonda, com as presenças de Maria Luís Cardoso, especialista em Genética Humana e Medicina Personalizada do INSA (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e elemento do grupo de trabalho da Comissão para a Implementação da Estratégia Nacional para a Medicina Genómica; Rui Medeiros, investigador do IPO-Porto e board member da European Cancer Organisation; Elsa Mateus, presidente da EUPATI Portugal (European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation) e da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas; Tamara Milagre, presidente da Associação EVITA e Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
A entrada é gratuita, mas é necessária inscrição prévia.
Conheça o programa aqui.