As Farmácias Holon assinalaram a maioridade em Chaves, nos dias 25 e 26 de outubro. Juntando mais de 360 participantes e mais de 30 parceiros da indústria farmacêutica, o encontro anual marcou os 18 anos de um grupo que hoje integra 178 farmácias em todo o país.
Sob o mote ‘Expo 2025: O Mundo Holon’, a iniciativa convidou parceiros, farmacêuticos e profissionais de diferentes áreas a revisitar o passado e a projetar o futuro da farmácia comunitária, num formato inspirado nas grandes exposições mundiais. Cada parceiro foi ‘embaixador’ da sua ‘nação’, apresentando soluções e visões nos seus ‘pavilhões’, onde a criatividade, a proximidade, a diversidade e a colaboração foram palavras de ordem.
Ao longo do dia, as palestras intercalaram-se com novos momentos ‘Go! Holon’, dirigidos por diferentes departamentos do grupo. Entre cada painel, houve também espaço para dinâmicas de team building, incluindo o animado ‘Siga p’ra Bingo!’, que reforçou o espírito de união e pertença.
O programa centrou-se em três ‘Is’ estratégicos – Interação, Intervenção e Integração – e contou com mais de 25 oradores nacionais e internacionais.
Paulo Ferreira, speaker, coach executivo e consultor, abriu o eixo da Interação desafiando os participantes a liderar com “um propósito claro”. Já Margarida Partidário, fundadora e CEO da Arboreall, lembrou que “a retenção de talento nasce do equilíbrio entre o que as pessoas sentem, aprendem e recebem”.
O eixo da Intervenção trouxe ao palco Gabriela Faria, fundadora e CEO do Lisbon Project. Dirigindo-se à plateia, salientou que “todos vocês estão estrategicamente posicionados, em cada escritório, em cada equipa, em cada aldeia, em cada cidade, no coração da comunidade. Não são apenas farmácias. São o lugar onde as pessoas vão em busca de respostas, de alívio, de conselho, de ajuda”. O painel ‘Portugal: Farmácias para lá do Balcão’ mostrou o papel das farmácias na promoção da saúde e na intervenção comunitária.
A tecnologia e a inteligência artificial (IA) dominaram o último eixo – Integração –, com o professor Guilherme Victorino a sublinhar que “a farmácia deve ser o elo que liga a inteligência dos sistemas à inteligência da vida real”. A IA, defendeu, “não substitui o farmacêutico, amplifica o seu impacto”.
O ambiente de partilha deu lugar à celebração, com o jantar e a cerimónia de entrega dos Prémios Holon. Foram atribuídos 12 galardões.
Os dois primeiros distinguiram parceiros, a Faes Farma e a Generis, com os prémios Key(s) Player e Parceiro do Ano, respetivamente. Entre as farmácias, foram premiadas: Farmácia Extra – Lisboa (Academia Holon e Farmácia Revelação), Farmácia Adriano Moreira – Castelo de Paiva (Atendimento de Excelência e Intervenção Farmacêutica), Farmácia Diamantino – Fundão (Serviços Complementares), Farmácia Covilhã – Covilhã (Intervenção na Comunidade), Farmácia Holon BPlanet – Barreiro (Gestão de Categorias), Farmácia Monge – Serpa (Produtos Holon) e Farmácia Oeiras Figueirinha – Oeiras (Performance).
A Farmácia Holon Morais Soares – Lisboa foi a grande vencedora da noite, ao ser distinguida como Farmácia do Ano. “Tenho muito orgulho na minha equipa, no nosso trabalho e no que construímos juntos”, afirmou, emocionada, a diretora técnica, Elisabete Antunes.
A gala ficou também marcada por um gesto solidário: a substituição do tradicional kit de boas-vindas por uma doação coletiva, que permitiu angariar 75 mil euros para instituições de solidariedade social. O serão terminou em tom leve, com um espetáculo de stand-up comedy do médico e humorista Carlos Vidal, seguido de música e muita animação pela noite dentro.
O encontro terminou com uma caminhada simbólica, reunindo todos os participantes num último momento de convívio e celebração.




