A AADIC – Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca vai realizar a 22 de outubro, a partir das 21h, o webinar ‘Insuficiência Cardíaca: Melhor Adesão ao Tratamento, Mais Vida’, com Liliana Calixto, farmacêutica clínica, do Hospital Santa Cruz (ULSLO), Catarina Bastos, enfermeira da Clínica de Insuficiência Cardíaca, do Hospital São Francisco Xavier (ULSLO) e com um doente para partilhar o seu testemunho.
Tomar a medicação corretamente é essencial para quem vive com Insuficiência Cardíaca, pois ajuda a controlar sintomas, prevenir complicações e evitar internamentos, garantindo mais qualidade e tempo de vida.
As taxas de reinternamento associadas à Insuficiência Cardíaca continuam a ser um dos grandes desafios, segundo referido em comunicado: um em cada quatro doentes é hospitalizado novamente no primeiro ano e um em cada cinco não sobrevive a esse mesmo período. Estes números demonstram a importância de reforçar a adesão ao regime terapêutico, considerada a base do controlo da doença.
De acordo com Catarina Bastos, “a Adesão ao Regime Terapêutico (ART) é promotora da redução de episódios de descompensações agudas, de hospitalizações recorrentes e de um maior controlo sintomático da síndrome. A equipa de enfermagem desenvolve um trabalho de proximidade com a pessoa e a família, com intervenções que passam por ensinar sobre alimentação, gestão da atividade, regime medicamentoso e autovigilância, de modo a promover a adesão e contribuir para a qualidade de vida.”
Já Liliana Calixto destaca que “a adesão ao regime terapêutico é o alicerce do controlo da Insuficiência Cardíaca. Quando o doente compreende a importância de cada medicamento e se sente apoiado, ganha confiança e torna-se protagonista da sua própria saúde. O farmacêutico é quem traduz a prescrição em compreensão, rotina e compromisso — ajudando a organizar o tratamento, prevenir interações e garantir que nenhum comprimido é esquecido”.
O evento
Neste webinar, os especialistas irão abordar e destacar o papel fundamental do farmacêutico e da equipa de enfermagem no acompanhamento próximo do doente, reforçando a importância da educação terapêutica e da autonomia para o sucesso do tratamento.
No final da sessão, haverá espaço para os especialistas responderem às questões e dúvidas que a assistência (doentes, cuidadores e público em geral) colocou ao longo da sessão.
A moderação é da responsabilidade de Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC.
O evento, que tem o apoio da Boehringer Ingelheim, será transmitido exclusivamente na página de Facebook e canal de Youtube da Associação.




