VALORMED tem nova campanha 676

Sob o mote ‘Que pegada estamos a deixar no futuro do planeta?’, a nova campanha da Valormed pretende alertar para a importância e necessidade da entrega regular dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e de prazo de origem doméstica nos pontos de recolha presentes nas farmácias comunitárias e parafarmácias aderentes.

“Ao longo dos mais de 25 anos de existência a VALORMED tem percorrido um caminho importante, com o número de resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e de prazo recolhidos a crescer de forma gradual, atingindo em 2024 as 1352 toneladas, um aumento global de quase 6% em relação a 2023″, refere, em comunicado, alerta Luís Figueiredo, diretor-geral da VALORMED.

Para o responsável, “no entanto, sabemos que há ainda há muito por fazer porque este não é um hábito que faça parte do dia-a-dia de todos. É urgente que esta ação se torne uma rotina para, assim, minimizarmos a pegada ecológica e construirmos um futuro mais sustentável e saudável para as gerações vindouras e para o planeta que partilhamos”.

Quando os medicamentos fora de uso e de prazo e os seus resíduos são colocados no lixo ou despejados nos esgotos domésticos contaminam e permanecem nos solos e águas, comprometendo o futuro do planeta e a nossa saúde. É, por isso,  fundamental, que “todos saibam onde entregar os resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e de prazo. E que, da mesma forma que recorrem às farmácias e parafarmácias para comprar medicamentos, os devolvam nos mesmos locais de venda quando já não são necessários ou ficam fora do prazo de validade”, sublinha ainda a VALORMED, na nota citada.