Unicef entrega a Cabo Verde vacinas para prevenir diarreias e pneumonia em crianças 79

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) entregou ontem a Cabo Verde 20 mil doses de vacinas para prevenir diarreias e infeções respiratórias graves em bebés com menos de um ano e crianças de grupos de risco.

No arquipélago, “as doenças respiratórias, como a pneumonia, as infeções parasitárias, as diarreias, continuam a constituir desafios à saúde infantil, especialmente em crianças menores de cinco anos, e figuram entre as principais causas de mortalidade infantil no país”, afirmou a representante residente adjunta do Escritório Conjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e UNICEF em Cabo Verde, Anna Chyzhkova.

A representante, que, segundo a Lusa, falava na cerimónia de entrega, afirmou que, do total, 15 mil doses são da vacina contra o rotavírus, dirigida a bebés com menos de um ano, e cinco mil da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (PCV13), destinada a crianças em situação de maior risco.

“Esta entrega reforça a proteção das crianças contra doenças que podem ser prevenidas pela vacinação e contribui para garantir um crescimento mais saudável. É uma vitória para a sociedade, que investe no seu futuro ao proteger os mais vulneráveis”, acrescentou.

O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo afirmou que a doação “contribui para um sistema de saúde mais preventivo e eficaz”.

O governante disse ainda que o rotavírus é uma das principais causas de diarreias graves em bebés e crianças pequenas, provocando internamentos e complicações por desidratação.

As vacinas passam a integrar o calendário nacional de vacinação a partir de fevereiro de 2026.