ULS Santa Maria trocou medicação de utente após análises clínicas 1010

A Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria foi alvo de uma queixa por troca de medicação a uma utente, que foi “medicada para anemia, que afinal não tinha”, levando à intervenção da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Na queixa, apresentada pela própria utente em 09 de dezembro de 2023 e divulgada hoje no relatório das deliberações da ERS tomadas durante o primeiro trimestre deste ano, é referido que, “no decurso de um episódio de urgência, após realização de análises clínicas, trocaram o relatório de patologia clínica, tendo sido medicada para anemia, que afinal não tinha”, cita a Lusa.

Em resposta, a ULS Santa Maria disse que questionou os técnicos que estiveram no serviço no Laboratório de Urgência no horário referido, que lembraram que foi “uma noite de grande pressão por volume muito elevado de doentes para colheita de sangue, chegando a atingir mais de uma hora de espera”.

Além desta situação, salientou a ULS Santa Maria, “não houve nenhuma anomalia no turno em questão”.

“Contudo, não podemos excluir que num contexto de elevado volume de trabalho e pressão para emitir os resultados com rapidez, possa ter havido uma troca de tubos no momento da sua integração no sistema informático”, refere a ULS, citada no relatório da ERS, adiantando que se tratou de uma “situação absolutamente excecional”.

A unidade hospitalar “apresenta as desculpas à utente e agradece a reclamação que obrigou à revisão de todos os procedimentos do dia e ao reforço das medidas de segurança em vigor. […]”, acrescentou.

A ERS instruiu a ULS Santa Maria para que garanta que são “respeitados os direitos e interesses legítimos dos utentes, o cumprimento dos procedimentos internos” de análises clínicas e que o “procedimento seja corretamente seguido e respeitado por todos profissionais ao seu serviço”.