ULS Médio Tejo realiza primeira biópsia de fusão da próstata 206

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo realizou, no Hospital de Tomar, a sua primeira biópsia de fusão da próstata, técnica considerada o “padrão de ouro” no diagnóstico precoce do cancro da próstata.

O procedimento, agora disponível na instituição, que agrega as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém, combina imagens de ecografia e ressonância magnética, permitindo maior precisão na deteção de lesões suspeitas.

O diretor do Serviço de Urologia, João Rabindranath Dias, citado na nota informativa, referida pela Lusa, destacou que esta técnica “permite identificar lesões pequenas e detetar o cancro numa fase inicial, quando o tratamento tem maior sucesso e é menos invasivo”.

Segundo o presidente do Conselho de Administração, Casimiro Ramos, a introdução desta tecnologia reforça o compromisso da ULS Médio Tejo com “a inovação e a excelência clínica”, integrando-se num plano mais amplo que inclui a futura utilização de um robot cirúrgico de última geração no Hospital de Tomar.