
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve está a realizar consultas descentralizadas de especialidade hospitalar em vários centros de saúde da região.
Em abril, segundo comunicado, arrancaram as consultas descentralizadas de Cardiologia no Centro de Saúde de Almancil, asseguradas pelo médico cardiologista Nuno Marques, de regresso ao Hospital de Faro.
De acordo com a ULS do Algarve, só nos primeiros quatro meses de 2025, foram realizadas 6.381 consultas de especialidades hospitalares descentralizadas, um aumento significativo face ao total anual de 18.127 em 2024 e 11.417 em 2023.
A iniciativa, que começou com consultas de saúde mental (Psicologia e Psiquiatria), foi progressivamente alargada a outras áreas, nomeadamente Pediatria e Medicina Interna em Aljezur, desde 2022. Atualmente, abrange especialidades como Oncologia, Neurocirurgia, Cuidados Paliativos, Pneumologia (Reabilitação) e Farmácia Oncológica, com dispensa de medicação em contexto descentralizado.
As consultas especializadas já estão disponíveis em 13 dos 16 concelhos algarvios, incluindo: Aljezur, Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Monchique, Portimão, Tavira, Vila do Bispo e Silves.
Ao longo de 2025, a ULS do Algarve prevê ainda alargar as consultas descentralizadas de Pediatria a mais unidades dos Cuidados de Saúde Primários, assim como está previsto o alargamento de consultas descentralizadas a outras especialidades hospitalares.
Com esta estratégia, segundo a ULS do Algarve, a região caminha para uma saúde mais próxima das pessoas, enfrentando não apenas os desafios geográficos da região, mas também consolidando um modelo de SNS mais próximo e eficaz.