Trump diz que Irlanda “tem toda a indústria farmacêutica dos EUA nas suas garras” 1089

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a Irlanda de ‘roubar’ a indústria farmacêutica norte-americana e as receitas fiscais que deveriam ter sido pagas ao tesouro dos Estados Unidos.

Durante a visita à Casa Branca do primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, Trump apontou repetidamente para as políticas históricas de baixos impostos da Irlanda, que ajudaram a atrair multinacionais americanas como a Pfizer, a Boston Scientific e a Eli Lilly para o seu território, segundo noticiou hoje a RTP.

As grandes empresas farmacêuticas representam, em termos de exportações anuais da Irlanda para os EUA, 72 mil milhões de euros, com impostos pagos na Irlanda sobre os medicamentos consumidos nos EUA.

“Os irlandeses são inteligentes, sim, são pessoas inteligentes”, disse Trump, citado pela RTP, acrescentando que “esta bela ilha de cinco milhões de pessoas tem toda a indústria farmacêutica dos EUA nas suas garras”.

O presidente norte-americano afirmou ainda aos jornalistas presentes na Sala Oval que não queria castigar demasiado os irlandeses, pois isso poderia pôr em risco o apoio do voto americano-irlandês, mas disse que estava determinado a “recuperar” a “riqueza” do seu país, prevendo uma batalha fácil com a União Europeia.