
O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a Irlanda de ‘roubar’ a indústria farmacêutica norte-americana e as receitas fiscais que deveriam ter sido pagas ao tesouro dos Estados Unidos.
Durante a visita à Casa Branca do primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, Trump apontou repetidamente para as políticas históricas de baixos impostos da Irlanda, que ajudaram a atrair multinacionais americanas como a Pfizer, a Boston Scientific e a Eli Lilly para o seu território, segundo noticiou hoje a RTP.
“Os irlandeses são inteligentes, sim, são pessoas inteligentes”, disse Trump, citado pela RTP, acrescentando que “esta bela ilha de cinco milhões de pessoas tem toda a indústria farmacêutica dos EUA nas suas garras”.
O presidente norte-americano afirmou ainda aos jornalistas presentes na Sala Oval que não queria castigar demasiado os irlandeses, pois isso poderia pôr em risco o apoio do voto americano-irlandês, mas disse que estava determinado a “recuperar” a “riqueza” do seu país, prevendo uma batalha fácil com a União Europeia.




