Ter ou não ter uma consciência europeia… Eis a questão (ou uma delas) 496

Antes de irem de férias, Miguel Rovisco de Andrade, DIRETOR GERAL da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, DIRETOR GERAL da Jaba Recordati, responderam às questões dos ouvintes sobre a Indústria Farmacêutica (IF).

No sexto episódio da temporada II do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes, intitulado ‘O ABC da IF: Tudo o que sempre quis perguntar, mas nunca teve oportunidade’ e moderado por Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICO, os líderes começaram por analisar uma das grandes questões na ordem dos dias: as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

A este respeito, Nelson Pires refere que “acho que obviamente vamos ser afetados, mas não vamos ser grandemente afetados”. Na verdade, o diretor geral da Jaba Recordati acredita que “estamos a ser mais afetados porque olhamos para o mercado financeiro e vemos o valor da nossa empresa a baixar sem motivo nenhum, porque os resultados são muito bons, e tudo porque um senhor decide hoje colocar tarifas, amanhã tirar tarifas, no dia a seguir aumenta as tarifas”.

Posto isto, para Nelson Pires o problema reside mesmo na imprevisibilidade, “acho que é o pior da economia”, conclui.

Já Miguel Rovisco de Andrade, assumindo-se como um pessimista por natureza, quando questionado se a Europa vai se manter unida se for preciso retaliar, responde que “eu acho que em certas circunstâncias os Estados vão tentar fazer o seu acordo individual. E isso é mau, basicamente, porque nós não temos uma consciência europeia”.

 

Descubra a que outras questões os líderes responderam.

Disponível no SpotifyApple PodcastsAmazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.

Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO.