Tarifas: Roche vai investir 50 mil milhões de dólares nos EUA 764

A Roche anunciou hoje que vai investir 50 mil milhões de dólares nos Estados Unidos (EUA) nos próximos cinco anos, criando mais de 12.000 novos postos de trabalho.

O anúncio surge, segundo a Reuters, no momento em que os fabricantes de medicamentos revelam investimentos para lidar com as tarifas da administração Trump, que está a tentar impulsionar a produção nacional.

Já a Novartis, no início deste mês, anunciou que iria gastar 23 mil milhões de dólares nos Estados Unidos, bem como a Eli Lilly e a Johnson & Johnson, que revelaram, igualmente, investimentos consideráveis recentemente.

Quando a nova capacidade de fabrico da Roche estiver operacional, a companhia exportará mais medicamentos dos Estados Unidos do que aqueles que importará.

Deste modo, a companhia irá expandir os seus centros de produção e distribuição no Kentucky, Indiana, Nova Jersey e Califórnia. E será também construída uma nova fábrica para produzir medicamentos para a perda de peso, cuja localização ainda não foi anunciada, bem como um centro de investigação para estudos cardiovasculares, renais e do metabolismo em Massachusetts.

Ainda de acordo com a Reuters, na semana passada, a administração Trump lançou uma investigação sobre as importações de produtos farmacêuticos, como parte de uma tentativa de impor tarifas ao setor.

O momento e a extensão das taxas permanecem incertos, mas o impacto pode ser grande, com cerca de 213 mil milhões de dólares em produtos farmacêuticos importados para os EUA no ano passado, quase o triplo dos 73 mil milhões de dólares de 2014, de acordo com a base de dados comercial das Nações Unidas.