Suspensão do fabrico e recolha de soro fisiológico da GSL 626

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou a suspensão do fabrico de soro fisiológico da GSL.

De acordo com o noticiado, ontem, no seu portal, o regulador desencadeou uma inspeção à empresa, situada na Abóboda (São Domingos de Rana), após a autoridade competente congénere francesa ter publicado um alerta no seu site sobre a recolha de dois lotes de soro fisiológico para lavagem das fossas nasais da marca HappyLab.

Durante a inspeção foram verificadas não conformidades críticas relacionadas com as Boas Práticas de Fabrico do soro fisiológico, daí o Infarmed ter deliberado “a suspensão temporária do fabrico de soro fisiológico nas instalações referidas, até à verificação da correção das irregularidades detetadas”.

Foram ainda recolhidos soros fisiológicos fabricados nas instalações GSL, nomeadamente:

1. Dos lotes do fabricante GSL, constantes aqui, colocados no mercado nacional das marcas GSL, Rio Bravo, Plural, Dimor, Ston e MipMed;

2. Dos lotes do fabricante HD HIDRODIPRO – Produtos Químicos e Farmacêuticos, Lda, constantes no aqui, colocados no mercado nacional da marca Hidro cujo, fabrico foi subcontratado à empresa GSL.

O Infarmed alerta que existem outras marcas “destes fabricantes produzidos nas instalações da GSL, mas que são exclusivas do mercado francês, nomeadamente, HappyLab, Stentil, Mediphysio e Ainsifont”.

Os utilizadores, segundo o Infarmed não devem utilizar o soro fisiológico acima mencionado que tenham na sua posse e quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados através da plataforma REPORTE!