
A 10.ª edição do STEM4Health da Bayer premiou o Enhanced Fertility Programme, um projeto que visa mudar, com o apoio da inteligência artificial (IA) e da aprendizagem automática o paradigma de tratamento da infertilidade, um problema que afeta 1 em cada 6 casais em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A Bayer congratula vivamente os vencedores do STEM4Health deste ano, em particular o Enhanced Fertility Programme, cujo trabalho inovador com IA, para combater a infertilidade, é extremamente promissor”, salienta, em comunicado, Daniel Gaio Simões, managing director & country division Head Pharma da Bayer Portugal, acrescentando que “acreditamos que a IA tem um papel fundamental a desempenhar na transformação dos cuidados de saúde, permitindo diagnósticos mais precisos, tratamentos mais personalizados e, em última análise, uma melhor qualidade de vida para os doentes”.
Em relação aos outros premiados, o responsável indicou que “iniciativas como a BloodFlow e a PURR.AI demonstram o potencial da IA para otimizar processos clínicos e acelerar a descoberta de novos tratamentos e a Bayer está empenhada em apoiar e colaborar com estas empresas inovadoras para impulsionar o futuro da saúde”.
Esta edição do STEM4Health teve como tema a ‘Tecnologia a Contribuir para um Mundo Melhor’ e premiou startups portuguesas que estão a trabalhar ativamente para impulsionar a inovação e a adoção de tecnologias que melhorem a eficiência, a precisão e a acessibilidade dos cuidados de saúde.
Enhanced Fertility Programme
Utilizando IA e aprendizagem automática, pode-se analisar testes laboratoriais, exames e históricos clínicos instantaneamente para personalizar protocolos de tratamento com maior probabilidade de resultar num nado-vivo. O resultado? A Fertilidade Aprimorada reduz o tempo médio até ao tratamento de 3 anos para menos de 30 dias para pacientes, prestadores e financiadores.
PURR.AI
Está a desenvolver o AGELESS, uma plataforma alimentada por IA que acelera a descoberta de fármacos para doenças cerebrais. Ao prever a permeabilidade da barreira hematoencefálica e outros riscos em fase inicial, o AGELESS ajuda as equipas farmacêuticas a tomar decisões mais rápidas e inteligentes. Combinando aprendizagem automática, simulações moleculares e dados biomédicos selecionados, a plataforma reduz as taxas de insucesso e os custos no desenvolvimento de fármacos para o SNC. Apoiada por 1,3 milhões de euros em financiamento público, a PURR.AI está a redefinir a forma como as neuro terapêuticas inovadoras são descobertas.
BloodFlow
Automatiza os fluxos de trabalho clínico com interpretações de análises sanguíneas orientadas por IA, poupando tempo aos médicos, reduzindo custos e melhorando os cuidados ao doente.




