Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, moderados por Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICA, voltam a reunir-se para mais um episódio do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes.
Neste décimo segundo episódio, intitulado ‘Start Up vs Big Pharma: Born to Sell?”, os líderes recebem Luís Rocha, Director of Public Affairs and Market Access da Lxbio Pharmaceuticals.
Taxa de descoberta de 25%
Luís Rocha salientou que, no “início dos anos 2000, cerca de quase dois terços, 60% dos medicamentos que eram desenvolvidos pela Big Pharma tinham geração interna, eram feitos internamente”.
No entanto, atualmente, essa percentagem ronda os 25%, 30 % no máximo. Dependendo um pouco das empresas, eu diria que, no top 10 da chamada mesmo Big Pharma, esse valor vai para os 30%, mas na média da indústria, de uma forma geral, a taxa de descoberta interna ronda os 25%”. Tudo o resto, ainda de acordo com o Director of Public Affairs and Market Access da Lxbio Pharmaceuticals, é “trazido por, digamos, uma nuvem de biotechs pequenas, de spin-offs, algumas delas universitárias, ou de centros académicos”.
Evolução natural
Miguel Rovisco de Andrade complementa que “as academias começaram a ter outro estilo de financiamento que lhes permitiu avançarem para áreas de investigação, quer básica, quer depois até de ponta”. Neste sentido, avança que “perceberam que esta área era uma área rentável quando bem gerida”. Além disso, “também os académicos, com o tempo, perceberam que podiam fazer spin-offs e fazer as suas próprias biotechs”.
Para o Diretor Geral da A. Menarini Portugal, há “uma evolução muito natural deste desenvolvimento”.
Adquirir a inovação
Quanto a Nelson Pires, este destaca que “percebemos que, grande parte da inovação que está a surgir, surge em pequenos centros, ou na academia, ou então em pequenas startups, pequenos centros que estão a desenvolver, de facto, conhecimento que produz patente”.
A Big Pharma percebeu que “tem uma grande mais-valia em termos de custos de adquirir a inovação quando ela está num estadio em que as próprias startups já não têm capacidade financeira para escalar”, conclui o Diretor Geral da Jaba Recordati.
Ouça o que os líderes têm mais a dizer sobre este assunto:
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO.




