
A farmacêutica Joana Nobre, especialista em Dermocosmética, é a convidada do sétimo episódio do The Skin Show, um episódio especial dedicado à Inteligência Artificial (IA) na Cosmética.
Este talk show é uma iniciativa da L’Oréal Dermatological Beauty e da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, estando disponível aqui.
O uso da IA já é uma realidade
A utilização da inteligência artificial no mundo da cosmética, já “não é uma tendência”, mas uma realidade, declara Joana Nobre, revelando que “a L’Oréal é uma das empresas que mais tem usado, felizmente, e também tem mostrado isso ao consumidor”.
De acordo com a farmacêutica, a IA, atualmente, é muito “usada na questão da formulação”. Não obstante, na realidade aumentada e pegando na maquilhagem como exemplo, “conseguir estar em casa e perceber se aquele batom nos fica bem ou se a sombra é ideal para nós, isso já se faz e durante a pandemia também foi uma das áreas mais valorizadas porque nos permitiu realmente experimentar sem ir ao ponto de venda”, revela Joana Nobre.
Ser o próprio modelo
Aliás, para farmacêutica o futuro poderá passar, na área do marketing e da comunicação dos produtos, por “conseguirmos ter anúncios e sermos impactados por modelos que somos nós próprios. E no caso do skincare, em vez de termos uma pele com um antes e um depois de um modelo, (…) termos a nossa própria cara, a nossa própria imagem, e conseguirmos ver essa evolução com a utilização dos produtos, é incrível. Cria um tipo de proximidade muito diferente com o consumidor e acabamos por sentir ‘mais na pele’ aquilo que realmente estamos a pensar comprar”.
Farmacêuticos: IA, uma ajuda ou uma ameaça?
Para Joana Nobre, “é uma ajuda e deve ser encarada como tal”, mas também se deve ter a consciência de que num futuro próximo a inteligência artificial “nos pode substituir (…) no sentido do aconselhamento (…). Não pode é substituir a empatia que se cria entre dois seres humanos, a empatia do toque”.
Neste aspeto, “o ser humano para já não vai ser, nem nas próximas décadas, substituído, mas no aconselhamento vai. E falo da profissão farmacêutica, mas existem outras profissões, médicos, por exemplo, e nós não devemos temer isso”, declara Joana Nobre, argumentando que aquilo que os profissionais de saúde querem é “o melhor, o mais correto, o que nos permite um melhor diagnóstico. E se a inteligência artificial vai trabalhar nesse sentido (…) nós temos de beneficiar disso e usá-lo a nosso favor”.
Interessado em saber mais? Inscreva-se e assista ao episódio aqui.
O que é o Skin Show
É um projeto inovador que combina um programa educativo com uma experiência interativa, abordando a ciência da pele e o aconselhamento dermocosmético no contexto da farmácia.
Ao longo dos vários episódios serão explorados os temas mais relevantes e atuais do universo do skincare, desde ingredientes inovadores e tecnologias avançadas até às melhores práticas para diferentes tipos de pele e necessidades específicas.
Os temas dos episódios são:
#1 Antienvelhecimento (já disponível)
#2 Pele Madura, Menopausa e Nutrição Funcional (já disponível)
#3 Acne (já disponível)
#4 Hiperpigmentação (já disponível)
#5 Fotoproteção no Envelhecimento Cutâneo (já disponível)
#6 Cuidado Integrado da Pele (já disponível)
#7 Inteligência Artificial na Cosmética (já disponível)
Participe e ganhe prémios incríveis
Ao longo dos seis episódios (além de um episódio extra), terá acesso a conteúdos exclusivos apresentados por especialistas da área. Após cada episódio, terá um quiz interativo para testar e reforçar os seus conhecimentos.
No final, terá a oportunidade de realizar um exame final e entrar na disputa pelo título de um dos 30 melhores especialistas de farmácia em Portugal.
Os melhores participantes poderão ganhar prémios incríveis, incluindo um cheque de viagem Top Atlântico no valor de 1.500 euros ou um iPhone 16 Plus.
Descubra todos os prémios aqui.