SKIN SHOW#5 – Fotoproteção: “Devemos tentar sempre adaptar o produto à pessoa” 1195

O especialista em Dermatologia e doutorado em Dermatologia Oncológica, Manuel Campos, é o convidado do quinto episódio, dedicado à importância da fotoproteção no envelhecimento cutâneo, do “The Skin Show”, uma iniciativa da L’Oréal Dermatological Beauty e da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, que já está disponível aqui.

 

Um fotoprotetor de amplo espetro

Manuel Campos é apologista do uso de fotoprotetores de amplo espectro. “Quando se diz de amplo espectro é que consiga – e a marca que hoje estamos aqui a falar, La Roche-Posay, tem essa capacidade – (…) proteger de todas essas radiações que têm aparecido”.

No entanto, ainda de acordo com o especialista, “devemos ter também em conta as características de cada paciente, ou seja, se tem uma pele mais oleosa, se tem uma pele mais sensível e devemos tentar sempre adaptar o produto à pessoa”.

 

A questão dos filtros

No que toca aos filtros solares, os fotoprotetores “têm evoluído muito”, podendo se “físicos, os ditos minerais, que têm óxido de zinco e dióxido de titânio” ou químicos. Além disso, ainda segundo Manuel Campos, atualmente, também há “alguns fotoprotetores que vão combinando os filtros químicos e físicos”.

Porém, se inicialmente “se tinha muito a preocupação de utilizar mais filtros físicos e menos os químicos (…) porque, efetivamente, os primeiros filtros tinham alguns riscos, que poderiam levar a algumas reações (…), felizmente, principalmente em marcas mais renomadas, os filtros têm sido aprimorados e, neste momento, podemos dizer que a utilização de um fotoprotetor, como o de La Roche-Posay, consegue com uma segurança, dita, máxima que não haja nenhuma complicação”.

 

Aconselhar um fotoprotetor na Farmácia…

… Manuel Campos deixa alguns conselhos

  • Fazer uma boa avaliação: Obter informação por parte do cliente, porque “não adianta sabermos qual o produto adequado se não conseguimos olhar para quem se apresenta à nossa frente” e conseguir identificar, como aponta Manuel Campos, se, por exemplo, for um homem que é pouco provável que vá usar um produto muito nutritivo.
  • Na hora de perguntar: “A primeira pergunta que devem colocar é se efetivamente o paciente tem alguma doença de pele diagnosticada”, sendo que se “o paciente disser que nunca teve problemas (…), temos uma grande probabilidade de aceitar bem um fotoprotetor ou outros produtos que nós possamos recomendar”.
  • “Conhecer bem a galénica e os diversos produtos que existem dentro da gama”: Porque “a arma da recomendação ou da prescrição vai ser adaptar esse produto ou personalizá-lo a cada utente, a cada paciente”.
  • A marca não é só um produto: “Muitas vezes, até na consulta, eu estou a prescrever um fotoprotetor e dizem-me ‘Doutor, não me passe esse fotoprotetor que eu já utilizei e não me dou nada bem com ele”. No entanto, de acordo com o especialista, uma coisa é não se “dar bem com aquele produto, mas existem outros produtos dentro da mesma marca que efetivamente são mais adequados para a pele”. Deste modo, “a marca não é só um produto, existem vários e têm de ser personalizados para cada paciente/cliente”, remata o especialista.

 

Interessado em saber mais? Inscreva-se e assista ao episódio aqui.

 

O que é o Skin Show

É um projeto inovador que combina um programa educativo com uma experiência interativa, abordando a ciência da pele e o aconselhamento dermocosmético no contexto da farmácia. 

Ao longo dos vários episódios serão explorados os temas mais relevantes e atuais do universo do skincare, desde ingredientes inovadores e tecnologias avançadas até às melhores práticas para diferentes tipos de pele e necessidades específicas.

 Os temas dos episódios são: 

#1 Antienvelhecimento  (já disponível)

#2 Pele Madura, Menopausa e Nutrição Funcional (já disponível)

#3 Acne (já disponível)

#4 Hiperpigmentação (já disponível)

#5 Fotoproteção no Envelhecimento Cutâneo (já disponível)

#6 Cuidado Integrado da Pele

#7 Inteligência Artificial na Cosmética

 

Participe e ganhe prémios incríveis 

Ao longo dos seis episódios (além de um episódio extra), terá acesso a conteúdos exclusivos apresentados por especialistas da área. Após cada episódio, terá um quiz interativo para testar e reforçar os seus conhecimentos.

No final, terá a oportunidade de realizar um exame final e entrar na disputa pelo título de um dos 30 melhores especialistas de farmácia em Portugal.

Os melhores participantes poderão ganhar prémios incríveis, incluindo um cheque de viagem Top Atlântico no valor de 1.500 euros ou um iPhone 16 Plus.

Descubra todos os prémios aqui.