Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, moderados por Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICO, estão de volta para mais um episódio do podcast da MF Talks, Conferência de Líderes.
Neste décimo quarto episódio, intitulado ‘Skills 2026: Level Up!’ o convidado é Hugo Barbosa, EU Customer Omnichannel Director da ViiV Healthcare.
O objetivo é perceber quais são as competências essenciais que se deve ter e/ou desenvolver durante o ano de 2026 para uma carreira de sucesso.
Saber fazer perguntas
Para Hugo Barbosa, com a introdução da inteligência artificial regenerativa, “o conhecimento passa a estar acessível a todos” e “quase de forma instantânea”.
Assim sendo, “o conhecimento não deixa de ser relevante, mas a pessoa saber muito deixa de ser o fato diferenciador”. Para o EU Customer Omnichannel Director, este passa “a estar muito mais ligado à curiosidade e à capacidade de fazer as perguntas certas porque, se eu fizer as perguntas certas, o conhecimento está ‘ali’ para me responder”.
Também para Miguel Rovisco de Andrade a curiosidade é uma skill fundamental. Neste sentido, explica que uma das ‘dores de cabeça’ do gestor é a questão da incerteza, de “não ter a certeza de que o amanhã é igual a hoje”. Daí que para o líder, “tenho de preparar o amanhã com (…) curiosidade e o sentido de urgência”, ou seja, tem-se de “perceber, resolver e mudar”.
A adaptabilidade
Nelson Pires acrescenta a adaptabilidade, “acho que essa é claramente o grande foco”. No entanto, sublinha que “o que é intrapessoal e interpessoal, que são as inteligências de Gardner, a inteligência artificial não vai conseguir substituir, salvo provavelmente daqui a quatro ou cinco anos”.
Ouça o que os líderes têm mais a dizer sobre este assunto:
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO.




