
A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) organiza o seu VI Encontro ‘O que Levamos para Marte’, no dia 28 de junho, em Monte Real (Leiria), um evento que reúne farmacêuticos de todas as áreas de atividade.
O encontro surge “num momento crucial para a reflexão sobre o papel do farmacêutico em situações de catástrofe e emergência. Após o recente apagão elétrico que afetou Portugal e Espanha, a necessidade de um Plano de Contingência e Reserva Estratégica tornou-se evidente, reforçando a importância da atuação dos profissionais de saúde na resposta a crises, sobretudo na garantia da continuidade dos cuidados de saúde e do acesso seguro a medicamentos essenciais”, refere a SPFCS, numa nota.
Neste sentido, como argumenta a sociedade, “a logística de distribuição de medicamentos, a gestão de stocks e o desenvolvimento de protocolos de emergência são apenas algumas das questões que exigem uma abordagem estruturada e eficiente”.
Buracos negros e prevenção do VIH
O evento contará ainda com um momento dedicado ao método de prevenção do VIH, a PrEP intramuscular e outro em que serão recebidos os investigadores da Universidade de Aveiro que desenvolveram um método inovador de otimização da quimioterapia, tendo por base a física dos buracos negros.
Mais informações sobre o programa e as inscrições aqui.